Depressão: Como lidar com ela na menopausa?

Você sabia que a queda hormonal decorrente da menopausa também pode causar depressão? Pois é! Esse sentimento frequente de tristeza e as autocríticas constantes podem ser sintomas deste estado de humor.

Para “suprir a tristeza” muitas pessoas que se sentem desamparadas, quando estão deprimidas, recorrem a algo que pode viciar. Veja abaixo o que os vícios mais comuns fazem com a menopausa:

  1. Tabaco: Estudos comprovam que fumar pode fazer com que a menopausa chegue mais cedo e intensifica as ondas de calor;

  2. Álcool: o consumo de bebida alcoólica sem moderação pode aumentar os fogachos e elevar o risco de câncer mamário;

  3. Drogas: o uso de cannabis pode causar problemas na circulação sanguínea e aumentar a falta da capacidade de concentração.

Ganho ou perda de peso

Algumas mulheres criam uma certa compulsão por doces na menopausa. Estudos comprovam que o desejo de comer açúcar na menopausa está associado à deficiência de vitaminas. Alimentos que possuem magnésio ou vitaminas do complexo B podem reduzir esta vontade descontrolada por doces.

Em contrapartida, algumas mulheres perdem peso consideravelmente, pois não têm mais vontade de se alimentar ou se alimentam incorretamente, já que, na depressão, até mesmo a sensação de saciedade não é suficiente para alegrar a pessoa.

Chega de depressão

GIPHY Originals reaction sad crying cryNão sabe o que fazer para expulsar a tristeza? Fique calma, veja abaixo como melhorar seus sentimentos, seu humor e sua qualidade de vida.

Alimente-se corretamente: comer coisas saudáveis reduz os sintomas da menopausa e faz bem para o corpo no geral. Alguns alimentos auxiliam você a liberar serotonina (hormônio da felicidade).

Faça exercícios físicos: algumas pessoas associam o exercício físico à musculação, mas, se você não gosta, há várias alternativas de atividades para mexer o corpo e trabalhar a mente, como: dança, ioga, hidroginástica, caminhada e cooper (corrida de baixa velocidade).

Tratamentos Naturais: utilizar o tratamento natural para reduzir os sintomas da menopausa é recomendado, pois não causa danos graves à saúde. Um composto indicado por muitas mulheres é o Active Woman Plus, pois contém óleo de prímula, óleo de linhaça, gérmen de soja, ômega 3 e ômega 6.

Não desista! Dê um passo de cada vez, relaxe, e quando perceber, seus bons hábitos serão parte da sua rotina.

Quer visualizar mais dicas sobre a saúde na menopausa? Acesse o blog Saudável e Feliz e tire suas dúvidas. Aproveite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s